quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Clique aqui e baixe o EDITAL

ABERTO PROCESSO DE SELEÇÃO PARA MESTRADO EM EDUCAÇÃO

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), torna público, pelo presente Edital, o processo de seleção e inscrição de candidatos para o Mestrado em Educação. Estão sendo ofertadas 05 vagas, distribuídas entre duas linhas de pesquisa, a saber: Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente; e Políticas e Gestão da Educação. Este processo seletivo destina-se exclusivamente a candidatos que não possuam vínculo empregatício, aptos a receberem bolsa CAPES/Demanda Social.

As inscrições serão feitas pelo interessado, pessoalmente ou por procuração (com firma reconhecida em cartório) no período de 26/09/2011 a 05/10/2011, no horário de 7h30 às 11h, na Secretaria do Programa, no Campus Universitário, BR 110, Km 46, Bairro Costa e Silva, CEP: 59600-970, Mossoró-RN.

Notícias do Calendário Da UERN



O Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (CONSEPE/UERN) aprovou, durante sessão realizada no dia 19 de setembro, o novo Calendário Universitário da UERN referente ao ano letivo de 2011. As alterações se devem à greve dos segmentos docente, discente e técnico administrativo, deflagrada em 31 de maio e encerrada em 14 de setembro.

De acordo com o Calendário Universitário, o semestre letivo 2011.1 termina em 31 de outubro. Já o semestre letivo 2011.2 tem início em 16 de novembro, com aulas a partir de 23 de novembro e término em 17 de março de 2012. Serão utilizados 15 sábados letivos no segundo semestre de 2011.

Dentre as datas publicadas no Calendário Universitário, consta o período para realização de matrícula dos candidatos aprovados no Processo Seletivo Vocacionado (PSV 2011), com ingresso no segundo semestre. Os alunos novatos efetuarão matrícula nos dias 10 e 11 de outubro.



quarta-feira, 28 de setembro de 2011

CRONOGRAMA ENADE 2011


Cronograma do Enade.

Clique no titulo e baixe o Cronograma completo.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Vestibular UERN/2012

Edital do vestibular da Uern pode ser divulgado em outubro



Com o final da greve dos professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) o calendário acadêmico e o cronograma da realização das provas do Processo Seletivo Vocacionado 2012 (PSV 2012) deve ser refeito. De acordo com o coordenador da Comissão Permanente de Vestibular (COMPERVE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Egberto Mesquita, na próxima semana haverá uma reunião da Comissão.

“A única certeza que nós temos nesse momento é que o vestibular está agendado para março”, diz ele, lembrando que o prazo previsto anteriormente, dias 18 e 19 de dezembro, não poderão mais ser executados. Embora ainda não haja data especificada, o coordenador estima que as provas serão aplicadas na primeira semana de março.

A proposta é de que o edital seja publicado por volta do final de outubro. “Com essa publicação, todas as outras datas estarão especificadas”, afirma Egberto Mesquita. Caso esse cronograma seja alcançado, as inscrições devem ser realizadas em novembro.

Após esta etapa haverá prazos para entrega de documentação, ratificação de informações e teste de aptidão musical. Por causa de todas estas atividades que precedem a aplicação das provas é que a data do vestibular ficará para o mês de março.

Além disso, de acordo com Egberto Mesquita, o próprio calendário universitário se prolonga. O primeiro semestre letivo de 2011 deve ser encerrado daqui há, mais ou menos, um mês e o segundo semestre deve ser concluído por volta do final de março ou início de abril de 2012.

O certame não deve coincidir com a realização de nenhum outro processo seletivo e isso leva a equipe a duas projeções. A primeira delas é de que os candidatos que não passaram em outras instituições apostem na prova da Uern, já a segunda perspectiva é de que os estudantes de Mossoró que pretendiam fazer vestibular para ingressar na Uern e permanecer na cidade sejam aprovados em outras instituições de ensino e desistam do processo seletivo.

Diante das duas possibilidades, a expectativa da Comperve é a mesma dos anos anteriores, com uma projeção de 20 a 21 mil candidatos inscritos para o vestibular.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Fotos do II Seminário Avaliativo





Fotos registradas no II Seminário Avaliativo do Pibid de Filosofia-UERN, na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim-EECCAM.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Docência de Filosofia no Ensino Médio








Apresentação de alunos na EECCAM.












Grupos apresentando cartazes sobre o capítulo estudado. Os Procedimentos das Ideologias.












Alunos do 3º Ano do Ensino Médio.













Alguns dos Cartazes elaborados pelos próprios alunos.












Explicação de cada procedimento, e as representações nos cartazes, com imagens da atualidade.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Fim da Greve na UERN




Os professores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se reuniram em assembleia na manhã de hoje, 14, na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), e decidiram pôr fim à greve que já durava 106 dias, a maior na história da instituição. As aulas da Uern serão retomadas amanhã, 15.

A decisão foi tomada depois que a Reitoria, em nome do Governo do Estado, apresentou um documento constando o atendimento da pauta de reivindicação da categoria. Mesmo considerando que o atendimento foi somente parcial, os docentes avaliaram como positivo o movimento, tendo em vista a intransigência da administração estadual em negociar. O Governo só chegou a apresentar uma proposta concreta depois de 70 dias de greve, mesmo assim, depois da pressão da categoria com as mobilizações de rua.

Dessa forma, o Governo esticou o movimento paredista se negando a negociar para poder pedir a abusividade e ilegalidade da greve na justiça. Por várias vezes, a Aduern flexibilizou suas propostas para pôr fim ao movimento paredista, mas a administração estadual parecia não se importar com os prejuízos da greve.

A categoria considera a greve vitoriosa, pois demonstrou a força de organização dos docentes da Uern. Para Flaubert Torquato, presidente da Aduern, a unidade com os estudantes e técnicos foi fundamental para fazer o governo negociar com a categoria, sem desconsiderar o apoio que o movimento teve da sociedade norteriograndense.

“Apesar do fim da greve, o movimento em Defesa da Uern não acabou. A greve demonstrou a força de organização dos professores da Universidade. Continuaremos vigilantes, pois a Aduern sai fortalecida e a categoria docente preparada a continuar a luta em defesa da única universidade presente em praticamente todo o território potiguar”, explica.

Notícias sobre a Greve!



Nesta quarta-feira, 14, às 10h, a categoria docente da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá se reunir em Assembleia Geral Extraordinária para avaliar o movimento paredista. O encontro será realizado na sede da Associação dos Docentes da Uern (ADUERN).

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da Aduern, é muito importante que todos os professores participem. “Chegamos a um ponto crucial do nosso movimento. Todos devem participar porque definiremos o futuro da nossa greve”, explica o docente.

domingo, 11 de setembro de 2011

ENADE 2011

http://enadeies.inep.gov.br/enadeIes/

Link para acessar o questionário do ENADE 2011..... apartir de 07/10

Fiquem atentos!

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

II Seminário Avaliativo

Na próxima semana na Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim-EECCAM, se realizará o II Seminário Avaliativo do Pibid/UERN de Filosofia, com a Participação da Coodenação, supervisores, alunos bolsistas, alunos da Referida escola além dos gestores desta.

Visando analisar e avaliar o desempenho deste Programa na instituição de ensino.

Data: 16/09/2011
Local: Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim-EECCAM
Horário: Início 13hs

Em Breve Cronograma Completo.

Greve na UERN completa 100 dias















A ADUERN encaminhou, dentro do prazo estipulado pelo Tribunal de Justiça do RN (TJRN), esclarecimentos sobre a greve dos professores que completa hoje 100 dias. A mensagem enviada atende a uma solicitação do relator da matéria que pede a ilegalidade e abusividade do movimento paredista dos servidores da UERN que foi impetrada pelo Governo do Estado, através da Universidade, no último dia 30.

Na ação, a administração estadual solicitava uma liminar judicial que suspendesse imediatamente a paralisação. Entretanto, o desembargador Saraiva Sobrinho decidiu não conceder de imediato a liminar e abriu um prazo para ouvir as partes. “Diante da relevância da matéria e dos direitos postos em conflito (educação x greve) reservo-me à análise do pleito liminar a momento posterior a manifestação dos requeridos”, diz o despacho do relator.

A ADUERN considerou a decisão do relator como uma vitória, já que espera que na audiência de conciliação solicitada pela assessoria jurídica da entidade se obtenha um acordo. “Prestamos todos os esclarecimentos solicitados pelo TJRN. Durante o período de greve, houve consenso em alguns pontos da pauta de reivindicações da categoria. Dessa forma, pedimos a homologação do Tribunal para essa parte que foi consenso e ainda uma audiência de conciliação para os pontos ainda em discussão”, explica Lindocastro Nogueira, assessor jurídico do Sindicato.

Para o professor Flaubert Torquato, presidente da ADUERN, o principal responsável pelo impasse na UERN é o Governo do Estado que se manteve intransigente nas negociações. “Por outro lado, a ADUERN demonstrou equilíbrio e sensibilidade, mesmo nos momentos em que a categoria docente e a própria UERN sofreu insultos, ataques e ameaças por parte do Governo”, afirma.


Filosofia/UERN em Luto

















Uma Filósofa sem Igual


"Se um dia seu sorriso nos deu alegria, hoje nos traz saudade.
Se um dia você nos inspirou a fazer novas opções, hoje escolhemos vivê-las.
Se um dia voçê nos quiz por perto, hoje somos nós que queriamos estar com voçê.
Um dia voçê quiz sonhar, sonhou e viveu este sonho. "

Autor Desconhecido


A UERN, em especial o Corpo Doscente e todos os Discentes do curso de Licenciatura plena em Filosofia, se solidarizam com os familiares e amigos desta grande Filósofa. Sabemos que seu amor pela filosofia inspirava muitos alunos a experimentarem este mesmo amor, á sabedoria e ao conhecimento. E é por este amor que agradecemos por tudo que Wanessa Fernandes nos proporcionou. Sua lembrança estará presente em todos os lugares do nosso campus. Os grupos que puderam participar de sua vida e todos os momentos em que viveram e sonharam juntos, recordam a sua presença.

"Tu te tornas eternamente responsável por aquilo que cativas" Saint Exúpery