quarta-feira, 30 de março de 2011

I SEMINÁRIO AVALIATIVO DO PIBID/UERN

Nos dias 17 e 18 de março de 2011, na cidade de Mossoró, no auditório da FAFIC e em salas da Faculdade de Educação - FE, aconteceu o I Seminário Avaliativo do PIBID/UERN com a seguinte temática: Escrevendo e partilhando nossa práxis pedagógica.

O referido evento contou com a participação de todos os participantes do programa, de bolsistas a coordenadores, bem como com a presença da Reitoria da UERN e com representantes das Escolas envolvidas.

O objetivo do Evento cumpriu-se no que concerne à socialização de saberes, experiências, descobertas, dificuldades e avanços na formação inicial do professor. Dentre bolsistas, supervisores, coordendores, representantes das Escolas que receberam o Programa e professores convidados de outras IPES compartilhou-se experiências dificuldades com o intuito de avaliar e resignificar tanto quanto possível as nossas práxis. Essa socialização ocorreu por meio de palestras, salas de conversas, paineis formativos, comunicação oral etc.

Acima pode-se observar a professora Supervisora do PIBID/UERN de Filosofia do Campus Caicó Sueny Nóbrega Soares apresentando seu painel formativo com relação as práticas desenvolvidas no programa e a formação inicial do professor que não pode ser deixada de lado.

Nesse evento os bolsistas tiveram a sua contribuição também. Eles realizaram uma pesquisa envolvendo a gestão da Escola e alunos. Para realização de tal pesquisa utilizou-se do método Grupo Focal que foi indicado pela Professora e Coordenadora Institucional Anadja Braz.

O bolsista Rodolfo Rodrigues Medeiros, do PIBID/UERN de Filosofia de Caicó, apresentou os dados obtidos pela referida entrevista junto a Gestão da Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim - EECCAM.

De forma objetiva e criativa o já mencionado bolsista expõe os dados e conquista a atenção de todos.

Para o outro foco da pesquisa, os alunos, foram levantadas duas equipes para conseguir obter os dados encaminhados pela Coordenadora Institucional.

Para apresentar de forma organizada os dados obtidos por todos os grupos dos PIBIDs dividiu-se em grupos interdisciplinares, sendo que o PIBID/UERN de Letras (Pau dos Ferros) e o de Filosofia (Caicó) ficaram como disciplinares por estarem distantes tanto do Campus Central, em Mossoró, quanto um do outro.

Ao lado o bolsista Francisco Alberto Pimentel Soares, também do PIBID/UERN de Filosofia de caicó, apresentou os dados da pesquisa referente aos alunos da EECCAM. Alberto apresentou o perfil dos alunos pesquisados atendendo a técnica do Grupo Focal e também como os bolsistas vinham trabalhando nesses dez meses em que o Programa está funcionando.

A aluna bolsista Leila Dantas Carmo (ao lado) apresentou a pesquisa dos alunos, assim como o bolsista Alberto, porém em uma outra sala obedecendo os critérios de divisão em grupos estabelecidos pelo evento.

O evento possibilitou a troca de experiências com outros PIBIDs convidados a participar do nosso evento. Na área de Filosofia o representante foi o Professor Supervisor Clévio de Carvalho Lourenço (abaixo) da UFRN - Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Na sala de conversa o professor Clévio relatou os métodos utilizados no PBID sob sua supervisão, que estão sendo compatíveis com os desenvolvidos pela Supervisão e Coordenação do PIBID/UERN de Filosofia.


O I Seminário Avaliativo está de parabéns por tudo, organização, objetivos alcançados ...


A participação nesse evento foi muito significativa pelos conhecimentos, experiências e dificuldades socializados, pela organização que desempenhou bem o seu papel e que, com certeza, realizará um segundo momento para realizarmos novas trocas de experiências.