terça-feira, 24 de maio de 2011

ESCOLHA DO LIVRO DIDÁTICO: MOMENTO CRÍTICO

No dia 09/05 os bolsistas se reuniram e estudaram o PNLD/2012 - Plano Nacional do Livro Didático - de Filosofia. Inteiraram-se do processo de escolha de um livro didático, observaram as resenhas dos livros escolhidos pela equipe do PNLD. Em síntese, o grupo estudou o documento para poder se inteirarem do assunto e participarem do processo de escolha na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim juntamente com os professores efetivos da componente curricular.
No dia 19/05/2011 ocorreu, na Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim, um evento que reuniu professores de todas as áreas do conhecimento para o processo de escolha do livro didático.
Nesse dia os professores foram direcionados a escolher três opções de livros para, em outra data de acordo com a 10ª DIRED, os mesmos façam a 1ª e a 2ª opção de material didático a ser utilizado no ano de 2012.
Os professores foram organizados por disciplinas, os de matemática, os de física, os de filosofia etc., tudo para viabilizar este intenso trabalho, que é a escolha do livro didático. E como era de se esperar os pibidianos de filosofia não poderiam ficar de fora dessa empreitada. O objetivo do programa é incentivar e melhorar a formação docente e este é um momento crucial na carreira de todo educador, visto que sua escolha será utilizada por três longos anos.
Atenção editoras, os bolsistas do programa estão atuando nas salas de aula do ensino médio, nós podemos não ser professores efetivos, mas somos professores e atuamos com o público alvo se suas campanhas. Então gostaria de deixar registrado a importância de nós também ganharmos exemplares dos livros para podermos avaliá-los, ao menos disponibilizem os exemplares do livro escolhido, isso enriqueceria muito o trabalho do grupo PIBID - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência.
Para finalizar este registro, ainda no dia 19 os bolsistas Allany Vitória Cardoso Cruz, Francisco Pereira de Souza e Rodolfo Rodrigues Medeiros apresentaram na IV SInFiC - Semana Interna de Filosofia de Caicó - o relatório sobre o perfil da escola em que atuam, a EECCAM, levantando dados sobre a gestão ( professores, supervisores, direção) e o perfil discente.
E para finalizar a apresentação o bolsista Rodolfo, acima mencionado, elaborou esta poesia intitulada "Cavaleiro Sublime":

Minha espada é a luz da razão
E meu forte escudo é a coragem
As levo comigo em toda viagem
Não importa qual seja a situação
E o símbolo presente em meu brasão
Sempre representa amor e verdade
Minha luta é contra toda maldade
Toda injustiça e desconfiança
Minha armadura é a esperança
E o meu cavalo é a liberdade.