quarta-feira, 30 de junho de 2010

II SINFIC - Participação dos alunos bolsistas do PIBID!


Neste ultimo dia 30 houve a abertura do II SINFIC, realizado no auditório da CAIC, na UERN no Campus do Seridó. Neste primeiro dia foram apresentados trabalhos pelos alunos do curso de Filosofia deste mesmo campus, onde houve a participação dos alunos bolsistas do PIBID/UERN de Filosofia e também do coordenador Francisco das Chagas (Déda).
A primeira apresentação foi dos participantes Desidério Garcia e Kláren Costa que apresentaram o Projeto de Filosofia intitulado, Filosofia no Ensino Médio: Elaborando um Perfil e a segunda apresentação foi conduzida pelos também participantes do PIBID, Allany, Francisco Pereira e Divanete que apresentaram o Subprojeto do PIBID de Filosofia com o auxilio da supervisora Sueny Nóbrega, para todos que ali estavam presentes. As apresentações foram prosseguias pelos demais alunos do curso, o evento interno continuará nos dias 01 e 02 de julho.
























sábado, 26 de junho de 2010

CRONOGRAMA PIBID




CRONOGRAMA PIBID
JULHO/AGOSTO/10
















Após a realização das atividades planejadas, agora vamos cumprir com mais essa etapa!

terça-feira, 22 de junho de 2010

Conhecendo um Pouco da História da Escola EECCAM




Fundada no ano de 1979 por meio de acordo 1.067, celebrado entre o MEC, o Banco Internacional de Reconstrução (BIRD) em parceria com a Secretaria de Educação (SEC)do estado de rio grande do Norte, esta escola primeiramente recebeu o nome de Escola de 2° Grau- PREMEN (Programa de Expansão e Melhoria de Ensino), nome dado a todas as instituições de ensino, criada a partir dessa parceria. Em 1980 a escola recebeu o nome de Escola Estadual Professora Calpúrnia Caldas de Amorim (EECCAM), em homenagem a referida professora pelos serviços prestados à educação seridoense.
A escola EECCAM até 1996, era a única escola que oferecia apenas o ensino do 2° grau e profissionalizante. Porém devido ao descaso publico resolveu implantar o Ensino Fundamental de 5° a 8° série, conseguindo assim contribuições financeiras e o preenchimento das salas de aulas que antes estavam vagas. Apesar dos esforços, a implementação do Ensino Fundamental não obteve os resultados esperados. Em função disso, em 2003 não se abriu matriculas para as 5º e 6° séries.
Em 2007ª escola foi novamente pioneira, participando da implantação de uma nova proposta de ensino noturno. Em 2008 devido a procura implantou o 6º e 7° ano do Ensino Fundamental.
Agora em 2010 a escola EECCAM atende ao 8º e 9° e o 1°, 2° e 3° do Ensino Médio.






*As informações contidas nesse texto foram retiradas do PPP da EECCAM de 2008.

domingo, 20 de junho de 2010

PPC

Neste ultima sexta-feira dia 18/069/20010, os alunos bolsista do PIBID, realizaram um estudo sobre o PPC do curso de Filosofia da UERN, com orientações da supervisora Sueny Nóbrega. Os bolsistas fizeram estudos prévios do PPC e em seguida elaboraram slides que foram apresentados e discutidos no encontro. Nessa apresentação e discussão podemos perceber o quanto é importante conhecer o PPC no nosso curso, pois o mesmo na sua Parte II, DO CURSO: LICENCIATURA PLENA EM FILOSOFIA, aborda os seguintes pontos:

2.1 CONCEPÇÃO
2.2 OBJETIVOS
2.3 FINALIDADES
2.4 METODOLOGIA
2.5 AVALIAÇÃO
2.6 PERFIL DO PROFISSIONAL
2.7 COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DESEJADAS DO EGRESSO
2.8 CAMPO DE TRABALHO
2.9 PERFIL DO CORPO DOCENTE
2.9.1 Percentual docente por nível de formação
2.9.2 ELENCO DOCENTE
2.9.3 Quadro Funcional, disciplinas de abrangência versus formação
2.9.4 SOBRE A RELAÇÃO DE TRABALHO
2.9.5 QUALIFICAÇÃO E CARREIRA DO CORPO DOCENTE
2.9.5.1 Docentes em Capacitação
2.9.5.2 PREVISÃO DE SAÍDA PARA CAPACITAÇÃO٭
2.9.5.3 Áreas prioritárias para a capacitação
2.10 PARTICIPAÇÃO DOCENTE NAS ATIVIDADES DE DIREÇÃO DO CURSO
2.11 NECESSIDADE SOCIAL DO CURSO
2.11.1 População dos Municípios atendidos pelo Campus do Seridó
2.12 DA DEMANDA SOCIAL
2.12.1 Cursos de Graduação Existentes na Região do Seridó
2.12.2 ALUNADO DO RIO GRANDE DO NORTE
2.13 CARACTERIZAÇÃO DA ÁREA DE INFLUÊNCIA DO CURSO
2.14 IMPORTÂNCIA DO CURSO PARA A REGIÃO
2.15 POLÍTICA DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO

Todos esses pontos nos trás esclarecimentos que, só vamos ter lendo o PPC. Ao lemos podemos refletir e dar contribuições para melhora do mesmo. Esse estudo foi muito proveitoso e com certeza a reflexão sobre o mesmo foi feita por todos que fazem parte do PIBID/UERN de Filosofia.
Assim leia você também o PPC do seu curso essa leitura lhe ajudará no decorre de sua formação!!!
Link PPC do curso de Filosofia UERN campus de caicó parte II e III:
http://www.4shared.com/document/GcivlSz-/PPCFIL061.html

sexta-feira, 18 de junho de 2010

Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (CNELL)


A participação de alunos de graduação em eventos científicos vem tomando mais peso a cada dia, pois como está exposto na LDB 9394/96 no seu Art. 43. A educação superior tem por finalidade:

I - estimular a criação cultural e o desenvolvimento do espírito científico e do pensamento reflexivo;

II - formar diplomados nas diferentes áreas de conhecimento, aptos para a inserção em setores profissionais e para a participação no desenvolvimento da sociedade brasileira, e colaborar na sua formação contínua;

III - incentivar o trabalho de pesquisa e investigação científica, visando o desenvolvimento da ciência e da tecnologia e da criação e difusão da cultura, e, desse modo, desenvolver o entendimento do homem e do meio em que vive;

IV - promover a divulgação de conhecimentos culturais, científicos e técnicos que constituem patrimônio da humanidade e comunicar o saber através do ensino, de publicações ou de outras formas de comunicação;

V - suscitar o desejo permanente de aperfeiçoamento cultural e profissional e possibilitar a correspondente concretização, integrando os conhecimentos que vão sendo adquiridos numa estrutura intelectual sistematizadora do conhecimento de cada geração;

VI - estimular o conhecimento dos problemas do mundo presente, em particular os nacionais e regionais, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade;

VII - promover a extensão, aberta à participação da população, visando à difusão das conquistas e benefícios resultantes da criação cultural e da pesquisa científica e tecnológica geradas na instituição.

Com isso fica claro a importância da participação de um graduando em eventos científicos, com isso estamos divulgando mais um evento que esta para acontecer na cidade de Pau dos Ferros. PARTICIPE!!!



As inscrições para o Colóquio Nacional de Estudos Linguísticos e Literários (CNELL)se iniciarão no dia 28/05/2010. A programação do CNELL prevê a realização de conferências com renomados pesquisadores da grande área de Letras e Linguísitca, mesas redondas, GTs, minicursos, lançamentos de livros e atividades artístico-culturais. Haverá a publicação de trabalhos, por meio de Anis, nas categorias “Resumo” e “Texto completo”. O evento já possui o ISSN (ISSN 2177-6792). Maiores informações estão disponíveis no site do evento: http://www.uern.br/eventos/sellp/

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Lei 11.684 de 2 de junho de 2008





Depois da filosofia na sua historia ter sofrido avanços e recuos, foi aprovada a Lei 11.684 em 2 de junho de 2008, que torna as disciplinas de Filosofia e Sociologia obrigatorias no ensino médio. Esta aprovação com certeza foi mais um passo dado na historia destas diciplinas, pois a mesma abre portas para os licenciados nessas áreas e consequentemente muda a cara do ensino brasileiro. Assim a LEI Nº 11.684, DE 2 DE JUNHO DE 2008.

Altera o art. 36 da Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incluir a Filosofia e a Sociologia como disciplinas obrigatórias nos currículos do ensino médio.






Como isso nos que fazemos parte do PIBID/UERN, devemos tormar conhecimento desta lei, pois a mesma se torna de extrema importancia para os licenciados em filosofia.



Link, site do governo Lei 11.684 de 2 de junho de 2008:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2008/Lei/L11684.htm



quarta-feira, 16 de junho de 2010

LDB 9394/96



E de extrema importância para todos que fazem a educação conhecerem a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. A LDB 9394/96 é a lei orgânica e geral da educação brasileira, como o seu titulo já informa ele dita as diretrizes e bases para o sistema educacional brasileiro.
As BASES DA LEGISLAÇÃO FEDERAL DO BRASIL informam a classificação dos direitos desta lei, que é "Direto Constitucional, Direitos Fundamentais; Direitos Primordiais; Garantias Asseguradas aos Cidadãos e Associações. Direitos do Homem; Liberdades Fundamentais; Direitos Políticos Liberdade de Ensino e de Estudo".
Assim fica clara a importância do conhecimento de todos os cidadãos sobre esta lei. O cidadão tem o direito à educação, pois é dever do Estado garantir (Art. 4º):

I - ensino fundamental, obrigatório e gratuito, inclusive para os que a ele não tiveram acesso na idade própria;

II - progressiva extensão da obrigatoriedade e gratuidade ao ensino médio;

III - atendimento educacional especializado gratuito aos educandos com necessidades especiais, preferencialmente na rede regular de ensino;

IV - atendimento gratuito em creches e pré-escolas às crianças de zero a seis anos de idade;

V - acesso aos níveis mais elevados do ensino, da pesquisa e da criação artística, segundo a capacidade de cada um;

VI - oferta de ensino noturno regular, adequado às condições do educando;

VII - oferta de educação escolar regular para jovens e adultos, com características e modalidades adequadas às suas necessidades e disponibilidades, garantindo-se aos que forem trabalhadores as condições de acesso e permanência na escola;

VIII - atendimento ao educando, no ensino fundamental público, por meio de programas suplementares de material didático-escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde;

IX - padrões mínimos de qualidade de ensino, definidos como a variedade e quantidade mínimas, por aluno, de insumos indispensáveis ao desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem.

Contudo, no decorrer de seus 92 artigos a LDB expressa tais diretrizes e bases, que sem duvida é de suma importância para a sociedade, o conhecimento desta lei torna o cidadão conhecedor dos seus direitos e deveres sobre a educação, podendo assim se torna mais atuante na sociedade em que vive. Para nos que fazemos parte do PIBID, este também se faz necessário, os cursos de Licenciatura devem desde já explorar esta lei, pois é ela que vai nos dar suporte no exercício da docência.


Link, Site do governo, LDB 9394/96:
http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Estudos de Textos


No primeiro período de realização do PIBID/UERN, os alunos bolsistas do curso de Filosofia do campus de Caicó, juntamente a supervisora Sueny Nóbrega Soares e o coordenador Déda, estão realizando estudos de textos que darão suporte aos mesmos quando forem atuar na EECAM. Os textos são variados como, por exemplo, o PPP da escola EECCAM, o PPC do curso de Filosofia, a LDB 9394/96, a Lei que torna a Disciplina de Filosofia e Sociologia obrigatórias no ensino Médio e outros. Estes estudos prévios serão de suma importância para a prática do PIBID.

domingo, 13 de junho de 2010

ABERTURA PIBID/UERN 2010










Foi com muita alegria que os coordenadores e alunos do PIBID de Filosofia do Campus de Caicó participaram da abertura do programa na cidade de Mossoró. A mesma contou com apresentação do grupo de Chorinho da UERN, coma a participação dos coordenadores supervisores, representantes das escolas, alunos bolsistas e muitos outros. Neste evento foi apresentado o que é o PIBID, quais os objetivos, ações a serem realizadas, bolsa dos participantes, etc. Tudo isso foi exposto é esclarecido pela Coordenadora Institucional do PIBID/UERN, Anadja Marilda Gomes Braz. Após e solenidade de abertura houve a confraternização de todos que ali estavam, em um coquetel.






PIBID/UERN ALUNOS BOLSISTAS

PIBID/UERN: um programa de integração entre Universidade e Escolas Públicas para a formação inicial e continuada de professores da Educação Básica.
RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO – PIBID/UERN ALUNOS BOLSISTAS



1.Allany Vitória Cardoso Cruz , 3° PERÍODO-FILOSOFIA

2.Desidério Garcia Santos,5° PERÍODO - FILOSOFIA

3.Divanete Fernandes de Medeiros, 5° PERÍODO- FILOSOFIA

4.Francisco Alberto Pimentel Soares,3° PERÍODO-FILOSOFIA

5.Francisco Pereira de Souza, 5° PERÍODO - FILOSOFIA

6.Klaren Costa Arruda, 5° PERÍODO - FILOSOFIA

7.Leila Dantas Carmo,3° PERÍODO- FILOSOFIA

8.Rodolfo Rodrigues Medeiros,5° PERÍODO - FILOSOFIA

9.Rosana Lopes dos Santos, 3° PERÍODO FILOSOFIA

Bolsistas Supervisores

Após a aprovação do subprojeto foi feita a seleção do bolsistas de supervisão – são professores das escolas públicas estaduais, municipais ou do Distrito Federal, participantes do projeto institucional apoiado e designados para supervisionar as atividades dos bolsistas de iniciação à docência. São requisitos desses bolsistas:

I. ser profissional do magistério da educação básica, em efetivo exercício, na rede pública;
II. estar em exercício há pelo menos dois anos na escola vinculada ao projeto PIBID, com prática efetiva de sala de aula; e
III. participar como co-formador do bolsista de iniciação à docência, em articulação com o coordenador de área.

RESULTADO DA 1ª ETAPA DO PROCESSO SELETIVO SUPERVISORES - PIBID


01 - Maria Veras de Lima Barros
Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana
Física

02 - José de Arimatheia Oliveira
E. E. Prof. José de Freitas Nobre
Física

03- João Gregório Cabral Lima
E. E. Prof. José de Freitas Nobre
Matemática

04 - Antonio de Andrade Queiroz
Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana
Matemática

05- Odaivo de Freitas Soares
Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana
Matemática

06- Tomaz Guilherme Pereira de Souza
E. E. Prof. Abel Freire Coelho
Química

07- Francivan Lopes de Oliveira
Centro de Educação Integrada Prof. Eliseu Viana
Química

08 -Sueny Nóbrega Soares
E. E. Profª Calpúrnia Caldas de Amorim - Caicó/RN
Filosofia

09- Manoel Guilherme de Freitas
E. E. Profª Maria Edilma de Freitas - Pau dos Ferros/RN
Letras

10- Maria Clivoneide de Freitas Freire
E. E. Profª Maria Edilma de Freitas - Pau dos Ferros/RN
Letras

11 - Cristiane de C. F. Lima
E. E. Prof. Abel Freire Coelho
C. Biológicas

12 - Andréa Bezerra dos Santos
E. E. Prof. José de Freitas Nobre
C. Biológicas

por: Edilson Damasceno em 31/03/2010 08:38:41

Caberá ao bolsista supervisor:
I. informar ao coordenador de área alterações cadastrais e eventuais mudanças nas condições que lhe garantiram inscrição e permanência no PIBID;
II. coletar os dados cadastrais dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação e, informar alterações em tais dados, repassando as informações ao coordenador de área, conforme as regras do Programa;
III. controlar a freqüência dos bolsistas de iniciação à docência na escola, repassando essas informações ao coordenador de área do Programa;
IV. acompanhar as atividades presenciais dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação, em conformidade com o PIBID;
V. participar de seminários regionais do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), realizando todas as atividades previstas, tanto presenciais quanto a distância, quando convocado; e
VI. elaborar e enviar ao coordenador de área documentos de acompanhamento das atividades dos bolsistas de iniciação à docência sob sua orientação, sempre que solicitado.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA – PIBID

Detalhamento de SUBPROJETO (Licenciatura) e Agradecimnetos ao professor Déda!


Em 2010 a CAPES lançou o edital de abertura para o Programa Institucional de Iniciação a Docência- PIBID, que tem por finalidade apoiar a iniciação à docência de estudantes de licenciatura plena das instituições de educação superior federais, estaduais, municipais e comunitárias sem fins lucrativos, visando aprimorar a formação dos docentes, valorizar o magistério e contribuir para a elevação do padrão de qualidade da educação básica.
As instituições apresentaram propostas contendo um único projeto de iniciação a docência. Assim a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN teve a oportunidade de participar o programa. O Campus de Caicó- UERN, curso de Filosofia, através do professor Déda Souza, atual Chefe do Departamento de Filosofia e Coordenador de Área do PIBID, está informando a aprovação do Projeto que irá ser executado na EECCAM (Escola Estadual Calpúrnia Caldas de Amorim), nos próximos anos (2010 a 2012).
Na oportunidade parabenizamos o professor Déda que com seu esforço conseguiu dar esse grande passo para o campus da UERN de Caicó. O subprojeto proposto para PIBID de Filosofia foi bem elaborado e com certeza será bem executado por todos que compõe o projeto. Foram seis projetos aprovados para a UERN: 04 em Mossoró, 01 em Caicó e 01 em Pau dos Ferros.




Link do Subprojeto BIPId/UERN Filosofia:
http://www.4shared.com/document/U6tWNJq1/PIBID_fil1.html